Chips proporcionam aumento de mais de duas vezes no desempenho de um servidor típico, com consumo de energia até 50% menor
A Intel revelou 17 novos processadores da família Xeon, projetados para uso em servidores. Baseados na arquitetura Nehalem, a mesma usada nos processadores Intel Core i7, os novos chips tem recursos que aumentam o desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia em comparação com gerações anteriores.
Segundo a Intel, os processadores Xeon da série 5500 representam o maior salto na tecnologia de processadores para o mercado corporativo desde o lançamento do Pentium Pro em 1995, o primeiro produto da empresa voltado especificamente para este segmento.
Os modelos estão disponíveis em versões com dois ou quatro núcleos, com velocidades entre 1,86 e 3,20 GHz. Eles são produzidos em um processo de 45 nanômetros e equipados com tecnologias como a Intel Turbo Boost, que proporciona um aumento temporário no desempenho do processador em situações de uso intenso, Intelligent Power, que permite que os processadores desliguem partes que não estão em uso, até mesmo núcleos inteiros, para economizar energia, QuickPath, que acelera a transferência de dados entre o processador e a memória, e HyperThreading, que otimiza a execução de múltiplas tarefas simultâneamente.
Segundo a Intel, em um servidor empresarial típico a adoção do novo processador resultaria em um ganho de desempenho de 2.25 vezes, com consumo de energia até 50% menor em períodos de inatividade da máquina. Em um exemplo apresentado, um parque de 184 servidores com processadores Xeon produzidos em 2005 poderia ser substituído por apenas 21 servidores com os novos Xeon 5500, com redução de 92% no consumo de energia elétrica.
11 Fabricantes estão anunciando, simultâneamente, o lançamento de sistemas baseados no novo processador. Entre eles, empresas brasileiras como a Accept, A5, Positivo Informática e Itautec. A Apple já utiliza os chips nos novos modelos de sua estação de trabalho, o MacPro, anunciado no último dia 3 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário